Depois de algumas experiências como palestrante ou facilitadora de grupos, pude perceber algumas reações peculiares surgindo em mim e no público.

Você já presenciou um palestrante ou professor discorrendo sobre algo e de repente alguém ou você mesma(o) levanta o dedo e faz uma intervenção egoica, tipo: faz questão, mesmo que não haja tanta relevância, de pontuar algum deslize do palestrante ou querer se antecipar ao que ele vai falar?

Eu lembro de ter feito isso com uma professora que tive, faz bastante tempo, mas me marcou. Ela sempre tão certeira, mas um dia deslizou e eu num impulso, mostrei um erro que ela teve, mas, logo depois, me senti tão constrangida pelo que eu tinha feito, porque me vi fazendo aquilo como uma forma de autoafirmação e me dei conta da mediocridade revelada naquele momento, acho que as pessoas nem perceberam, mas eu e a professora percebemos. E isso bastou para uma grande reflexão.

Levei isso para minha vida! É muito bom perceber, que o aprofundamento, ao qual me permiti ter, a partir dessa vivência, foi moldando em mim uma generosidade para com o outro e também comigo. Agora, com a oportunidade de ocupar o outro lado, percebendo as pessoas também tendo esses impulsos comigo, consigo aceitar que eu erro e falar para mim mesma que está tudo bem, é a arte da imperfeição, que nos permite nos relacionarmos de igual para igual, assumindo-nos como sempre em processo de aprimoramento. Sendo também mais empática e segura ao exercer a escuta com o outro, me responsabilizando pelo que sinto e optando por posturas menos reativas. Além do que, quando mais generosos somos conosco e com o outro, disseminamos a generosidade ao nosso redor e a recebemos de volta.

Obs: A foto registra um dos meus PsicoEncontros no Espaço Arco. 🙂

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s