Hoje, li um texto do Nelson Mandela – “Brilho inconsequente” – que ecoou dentro de mim. E, a partir dele, me veio essa pergunta.

O texto fala que o nosso maior medo não é de sermos inadequados nem ignorantes, mas sim, da nossa sabedoria. E defende que não há nada de iluminado em se diminuir para que outras pessoas não se sintam inseguras perto de nós. Parte do pressuposto de que todos têm luz dentro de si e, quando a deixamos brilhar, ela libera outras pessoas a brilharem também.

Aliás, como essa falsa modéstia pode ser sinônimo de elevação espiritual. Ou melhor, como podemos equivaler a sabedoria ao desmerecimento de si e dos outros. Primeiro, por não se poder demonstrar o seu valor, ou ao menos ter, e, segundo, por não ver no outro. Isso não me parece nada evolutivo, muito menos gentil, mais se aproxima de um sadomasoquismo, usando-se de autoenganos e falsidades.

Eu já caí nessa armadilha e não foi nada bom pra mim nem para as pessoas ao meu redor, ainda criança percebi que tinha facilidade para fazer conexões com assuntos diferentes. Mas por influências cristãs, criei a crença de que não poderia ficar mostrando isso. Acabei por pôr em dúvida essa habilidade e a alimentar preconceitos por quem o fazia, gerando uma sensação de superioridade por não fazê-lo.

Nossa, quanta distorção e como isso atrasou a minha vida. Esconder uma aptidão, dá mais trabalho do que falsear ter uma. Só que chega uma hora ou você expande ou colapsa. Optei por expandir. E, impressionantemente, quando você começa a mostrar-se mais verdadeiramente, você convida o outro a também se revelar.

E não há porque se preocupar com inveja nem em representar ofensa ao outro, quando feito com amorosidade. Pelo contrário, inspira quem está por perto, sem ser tomado por inseguranças, desde que perceba potencialidades em todas as pessoas e tenha a compreensão de que a luz de um se soma à luz do outro, gerando pertencimento e maior alcance, ao invés de ofuscamentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s